segunda-feira, 12 de março de 2012

Um ano depois, Japão para e presta homenagem aos mortos da tragédia do terremoto seguido de tsunami.

Japão

Às 14h46 (horário local, 02h46 de Brasília), milhões de japoneses lembraram em silêncio os mortos na tragédia, enquanto em vários municípios litorâneos da região nordeste os alarmes voltaram a soar como homenagem.

Um minuto de silêncio foi feito em todo o Japão, às 14h26 (horário local), exatamente um ano depois que um terremoto de magnitude 9,0 abalou Tohoku, provocando o pior tsunami da região em séculos. Em outros momentos, alguns japoneses também levantaram suas vozes em um protesto contra a política de energia nuclear do país.

Também às 14h46, milhões de japoneses de vários municípios litorâneos da região nordeste afetados pelo abalo e ondas gigantes ouviram os alarmes voltarem a soar como homenagem às vítimas do desastre. São cidades que ainda estão em plena reconstrução.

Em Tóquio, o minuto de silêncio marcou o começo de um memorial do qual participam o imperador, Akihito, o primeiro-ministro, Yoshihiko Noda, e os membros de seu gabinete.

A tragédia que castigou o Japão há um ano deixou 15.854 mortos e 3.167 desaparecidos, segundo os últimos números oficiais, e abriu em Fukushima a pior crise nuclear nos últimos 25 anos.

Fonte: R7 - G1 - Terra



0 comentários: