sábado, 18 de fevereiro de 2012

Perfil de um Otaku



Esse e um perfil de Otaku, mas o motivo é , não é eu se vestindo que nem esse rapaz acima, que eu sou um otaku. Veja essas informações valiosíssimas para se tonar um otaku e não ser chamado de Poser.

Animes de tv aberta não fazem de você um otaku.

 

Dragon Ball, Yu Gi Oh, Pokemón, Digimon entre outros animes que fizeram parte de nossa infância, todos eles foram e ainda alguns são transmitidos por tv aberta e por assinatura. ó vieram para o Brasil após terem sido aprovados por milhares de espectadores no mundo todo. 

E quando qualquer anime chega pelas terras tupiniquins eles invariavelmente sofrem modificações. É a dublagem, os cortes motivados pela censura, a trilha sonora de abertura e encerramento, ou seja, ele é violado, e para alguns otakus, não há heresia maior que dizer que você assiste tal anime dublado. 

Mas não se envergonhe em falar que você assiste ou assistiu animes na tevê, pois todos os otakus devem ser iniciados de algum modo. Para citar um exemplo, eu sempre acompanhei, como toda criança, a Tv Globinho, e lá me apaixonei por Inu Yasha. Isso aconteceu em 2004, eu tinha 13 anos, e quando fui à banca de revistas com meu pai e vi o primeiro volume do mangá do Yokai por R$ 3,50, tive de comprar, e em seguida desenhei todas as cenas em um caderno de desenho(tenho os desenhos até hoje, e sempre me admiro com a qualidade, sério mesmo). Ou seja, o ponto de partida para a maioria dos otakus fodões que você encontra por aí, foi a tevê aberta. Para se ter uma ideia, naquela época eu até tinha computador, mas não tinha acesso à internet, então o meu otakismo ficou adormecido até meados de 2006, quando entrei no ensino médio e comecei a ter acesso integral à internet. 

Após a iniciação nos animes/mangás - A busca por conteúdo

    Após estabelecido o vício, você que corria da escola pra casa pra pegar o bonde de Dragon Ball andando, tende a associar desenhos japoneses com histórias longas, personagens carismáticos e lutas intermináveis, não é mesmo? E quando acaba a serie e você fica só com a reprise? Não mesmo, você vai no google e descobre que há outras séries igualmente empolgantes e longas, pra citar algumas que fazem sucesso até hoje: One Piece, Naruto, Bleach, Fairy Tail e etc. São animes que todo otaku de carreira assistiu, ou ainda assiste, são obrigatórios, mesmo que sejam considerados trash por seres mais evoluídos. Você geralmente vai acompanhá-los pelo youtube, eu mesma, vi boa parte de Naruto pelo youtube.





O youtube pode se mostrar inconstante com os episódios postados, então você vai procurar algum lugar na internet pra baixá-los e assistir no seu WMP. Aí que começa de vez a sua vida otaku. Os sites oferecem milhares de animes para download, e você já sai baixando adoidado tudo que aparece e em qualidade duvidosa. Pra que isso não aconteça, siga as seguintes regrinhas abaixo.
Procure sites confiáveis, que usem servidores que não desabilitem o conteúdo (no final do post está uma lista de sites que considero muito confiáveis).
Leia as reviews dos animes, o Hazard Space publica reviews testadas e aprovadas, mas há muitos outros sites com arquivos de reviews imensos.
Fóruns, você pode se perder no começo, mas as discussões que os fóruns possibilitam, te darão uma visão mais aprofundada daquele material.
Peça indicações, aquele otaku que você conheceu no UOL chat com certeza vai te dar uma boa lista de qual anime assistir.



Você deve saber que a maioria dos animes existentes surgiram de um mangá, e todo otaku que se preze lê mangás, principalmente porque as histórias costumam ter diferenças, e no mangá não há fillers.
    Assim como nos animes, há muitos sites especializados em distribuir os mangás traduzidos. Portanto, use as mesmas regras das listas acima para procurar seus mangás.
    As vantagens de se ler mangá são muitas, por exemplo: há muito mais títulos de mangás que de animes, os mangás sempre tem a história mais avançada que o anime, você pode ler o que o autor realmente quis dizer, os pudores diminuem, o tempo de download é menor e etc. 
    Você não precisa ter milhares de mangás em casa, eu mesma só comecei a comprar mangás no último ano, pois comecei a trabalhar e talz. Mas não tem alegria maior que ter seu mangá favorito na estante, e lembrem-se, seus mangás são sagrados, trate-os muito bem!

Fansub e Scanlator 

    Fansubs e Scanlators são os sites que traduzem os animes e mangás, do japonês para outro idioma. No Brasil existem vários exemplos de Fansubs e Scanlators grandes, que distribuem conteúdo com uma precisão impressionante. Além de que a qualidade dos animes no fansub sempre é maior que no site de distribuição de conteúdo. Estes grupos geralmente traduzem animes, mangás e dramas direto do inglês, pois são poucos que conhecem japonês ou coreano para fazer a tradução. E todos trabalham de graça, isso mesmo, não ganham nada por isso. Então antes de criticar o fansub por um erro de português, pense no tempo que ele dispensou para que você pudesse ter acesso a essa forma de entretenimento gratuita. 
    Embora eu admire o trabalho dos fansubs e scanlators, tenho que admitir que possuo extremo rancor por fansubs (principalmente de doramas), que bloqueiam seu conteúdo para usuários comuns, então que fique registrado minha indignação.
    No final do post tem os fansubs e scanlators que indico pra vocês.

Subindo mais um 'level'

    Depois de muito tempo sendo otaku, descobri que posso assistir animes online e ler mangás online. Descobri essa opção principalmente por minha impaciência no lançamentos por fansubs e scanlators. Ou seja, são sites estrangeiros que geralmente disponibilizam o conteúdo antes dos sites brasileiros. Mas tem um porém, são em inglês ou espanhol. Então se você quer saber o que aconteceu com o bobão do Naruto antecipadamente, matricule-se no curso de inglês mais próximo.

Doramas

Doramas são sériados curtos made in Japão, Coréia, China e etc. Geralmente são romances que atraem os mais diversos públicos pelo mundo. Eles são leves, sem apelação (putaria), e possuem um enredo cativante. Muitos deles também são adaptações de animes e mangás, com o bônus de ser em carne, osso e as vezes sangue. Eu cito os doramas pois sou totalmente viciada neles, gosto muito de comédia, e rio litros com os doramas coreanos.
     O primeiro que vi foi Vineyard Man, e depois desse não parei mais, sendo que eles são viciantes, e possuem os mais variados gêneros. Futuramente farei um post indicando bons doramas pra vocês.

Tokusatsus 



Esse assunto só dominam os top hardcore otakus, pois os tokusatsus foram muito famosos nos anos 70/80 aqui no Brasil. Vale citar alguns:  National Kid, Ultraman, Ultraseven, Spectreman, Jaspion,Changeman, Flashman, Jiraiya, Kamen Rider Black, Cybercops... Não vou me delongar nesse âmbito pois não tenho conhecimento suficiente para o fazê-lo.

Eventos Otaku



Quem já foi a um evento destes sabe qual é a sensação de conhecer centenas de pessoas que podem bater um papo bacana. É basicamente um evento onde otakus se reúnem para se conhecer, comprar produtos otakus, ver shows otakus, fazer cosplay, comer comida japonesa e talz. Claro que há outras atrações, mas é basicamente isso, e não nego que é tudo muito divertido! Se puder ir você não vai se arrepender. 

Cosplay

 


Gosta tanto do personagem a ponto de se transformar nele? Isso é cosplay, parece meio tolo, mas é levado a sério por muita gente e tem até campeonatos mundiais. Mas lembrando que quem faz todo o cosplay é você, não vale comprar pronto que não tem graça. E se for se aventurar, cuidado para não pagar mico e sair em algum site de comédia como um 'cospobre'. O negócio é escolher um personagem que se encaixe na sua altura, postura e peso. Nada de fazer um cosplay da clamp se você tiver 1.30 de altura... Lembrando que a atuação é fundamental, um Gaara sorridente e simpático não convence ninguém. 

Música



(Maximum The Hormone - Banda - J-Rock)

Todo anime/dorama tem uma trilha sonora, então baixe-a, descubra quem é o intérprete e seja feliz. Foi por esse caminho que eu conheci muitas bandas e grupos fodásticos, entrei no mundo Jrock (rock japonês) e Kpop (pop coreano) e nunca mais saí. Dentro do HazardSpace a Roshi, nossa redatora de música tem muito a falar sobre o assunto.

Você viu umas dicas para ser um verdadeiro Otaku continue sempre novidade e informações. Se atualize com os animes da temporada, e não esqueça que ser otaku é participar ativamente da cultura otaku. Pesquise, descubra e compartilhe esse seu conhecimento otaku. 

0 comentários: